Visão Geral

Extração e beneficiamento de minério de ferro em jazida própria.

Reservas estimadas em 30 milhões de toneladas e capacidade instalada de produção de 2 milhões de toneladas por ano.

Meio Ambiente

O programa de monitoramento ambiental do empreendimento abrange os efluentes líquidos, qualidade de água superficial, qualidade do ar, ruído e fauna. A Tabela 1 apresenta o resumo dos monitoramentos realizados pelo empreendimento, bem como os parâmetros e pontos monitorados, além da frequência em que as análises são realizadas.

A MML Mineração conta com duas glebas de compensação ambiental, sendo uma ao redor da ADA da ITM e outra da Pilha de Rejeito, as quais são alvo de plantio de mudas de árvores nativas. Além de compensarem as intervenções ambientais de desmate licenciados pelo Processo n° 11719/2012/001/2013, as áreas de plantio estrategicamente definidas servirão como cortina arbórea ao empreendimento, mitigando impactos visuais e de ruído.

São protocolados relatórios fotográficos de cumprimento das atividades de plantio e manutenção das mudas plantadas todo semestre. As ações englobam:

  • Preparo do solo (coveamento);
  • Adubação;
  • Tutoramento, quando necessário;
  • Coroamento;
  • Manutenção de cercamento e sinalização;
  • Controle de formigas cortadeiras;
  • Replantio, quando necessário.

Resposabilidade Social

A MML Mineração tem como compromisso manter uma gestão ética e transparente, tornando-a responsável em todas as suas atividades por meio de uma relação diretamente e indiretamente respeitosa com os funcionários, fornecedores, clientes, comunidade local, sociedade e meio ambiente, a fim de promover benefícios e bem-estar para a sociedade.

Sustentabilidade

Montagem Sala Pneumática

Sala dedicada a instalação das unidades de compressores (modelo parafuso), secadores e filtros de ar comprimido. Separada do prédio de operação aumentando vida útil do componentes e otimizando funcionamento.

Sistema de bombeamento automatizado

Implementação de sistema de bombeamento de polpa de rejeito de minério de forma totalmente automatizada, tornando a operação dinâmica e mais segura pois não possui a necessidade de operador para execução de manobras em campo.

Alteração disposição painéis do filtro prensa

Alteração da disposição físicas do painéis de sinais remotos do filtro prensa de forma a otimizar a interversão na manutenção e/ou operação manual quando se fizer necessária.

Controle de consumo energético e sustentabilidade

Implementação de sistema de medição de grandezas elétricas como forma de acompanhamento constante do consumo dos equipamentos da planta de filtragem, além de segurança em caso de instabilidade energéticas proveniente da rede de fornecimento e sistema de controle automático de velocidades de bombas/agitadores com intuito de redução no consumo energético trazendo sustentabilidade ao projeto.

Ajustes sistema hidráulico

Implementação de inversores de frequência nos motores das bombas hidráulicas aumentar vida útil de seus componentes e segurança durante abertura e fechamento do filtro prensa .

Projeto de bacia de contenção com proteção superior e lateral com intuito de evitar contaminações e/ou desgastes as vedações e instrumentos presentes nas unidades hidráulicas. (Adequações feitas servirão de referência para novos projetos da MATEC INDUSTRIES)

Otimização Sistema de adensamento

Implementação de pastilhas alcalinizantes para correção de pH, com um sistema simples de diluição a pastilha consegue manter o pH ideal para otimizar rendimento do polímero floculante ao processo de adensamento.

Ativação do sistema de preparação de polímero (floculante) por unidade totalmente automatizada, onde conseguimos reduzir o consumo aumentando rendimento do polímero produzido otimizando o adensamento de polpa de rejeito de minério.

Estudo de redução de troca de elementos filtrantes (tecidos)

Desde o primeiro dia de operação foi realizado treinamento, controle de consumo (lançamentos online de trocas) e estudo com diversos fabricantes com intuito de encontrar o melhor custo benefício operacional para os elementos filtrantes (tecidos) de forma a trazer uma qualidade operacional junto a uma redução de custos de OPEX.

Reforço a segurança e melhorias constante

Junto a equipe QSMS foi realizado uma avaliação de pontos de melhorias no quesito de segurança onde foram realizadas diversas melhorias, segue algumas: Sinal sonoro luminoso durante acionamento das TC’s, Fechamento e isolamento da área de pressurização da unidade hidráulica, sinais sonoros e treinamentos para operação de talhas (içamento de objetos) pontos de avisos visuais em todas as área do projeto, etc)

Fotos e Instalações